
Impurezas Elementares – AlĂquotas de Conhecimento
Nesta edição de AlĂquotas de Conhecimento vocĂŞ conhecerá detalhes sobre a posição da USP em relação Ă s Impurezas Elementares, confira.
- O que é um metal pesado no contexto de medicamentos? Por que devemos avaliar a presença de alguns metais e não de outros?
R: Os metais a serem investigados em um fármaco estão associados a questões de segurança e toxicidade. Assim, os métodos devem buscar identificar e quantificar estes metais especificamente, ao invés de buscar identificar tudo o que pode estar presente em suas amostras, mas que não representam uma ameaça aos pacientes, em termos de segurança do produto farmacêutico.
- Como fazer uma avaliação de riscos para analisar as potenciais fontes de impurezas elementares?
R: Um diagrama de espinha de peixe pode ser uma ferramenta Ăştil na sua avaliação de riscos. É necessário avaliar todas as fontes de impurezas elementares que podem acabar no seu produto farmacĂŞutico final, como os catalisadores usados nos processos de sĂntese de excipientes, do IFA, seus equipamentos de produção, a água utilizada na fabricação, materiais de embalagem, entre outros.
- O conceito de PDE (Permitted Daily Exposure) aplica-se ao medicamento ou deve ser avaliado para cada componente usado na fabricação?
R: Tanto a USP-NF <232> como o ICH Q3D concordam que o PDE aplica-se apenas ao medicamento, porém, há limites internos que podem ser estabelecidos de acordo com a sua avaliação de risco, de acordo com a contribuição de cada componente ao teor final de impurezas elementares do seu medicamento.
Leia também:
Justificativas das normas propostas pela USP para Impurezas Metállicas.
Outras edições das AlĂquotas de Conhecimento da USP
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Clique aqui para conhecer o curso online de Impurezas Elementares da USP Education.
Sobre a USP
A U.S. Pharmacopeia (USP) Ă© uma organização cientĂfica, independente e sem fins lucrativos que desenvolve padrões de qualidade para medicamentos, suplementos alimentares e ingredientes para alimentos em colaboração com os maiores especialistas em saĂşde e ciĂŞncia do mundo. Os padrões de qualidade da USP sĂŁo aplicados nos Estados Unidos pela Food and Drug Administration (FDA) e acreditados em mais de 150 paĂses. AtravĂ©s dos nossos padrões, programas e treinamentos a USP ajuda a aumentar a disponibilidade de medicamentos, suplementos e alimentos de qualidade para bilhões de pessoas em todo o mundo.