
Extraíveis e Lixiviáveis – Alíquotas de Conhecimento
Nesta edição de Alíquotas de Conhecimento você aprenderá mais sobre a posição da USP em relação a Extraíveis e Lixiviáveis, confira:
- A qualidade do material de embalagem pode interferir na qualidade do produto farmacêutico?
- Qual a diferença entre compostos extraíveis e lixiviáveis, no contexto de embalagens farmacêuticas?
Compostos extraíveis são entidades químicas orgânicas e inorgânicas que são liberadas de um sistema de embalagem farmacêutica, de um sistema de dosagem, componente de embalagem entre outros. Já os lixiviáveis são entidades químicas orgânicas e inorgânicas contaminantes, que estão presentes em um medicamento embalado porque foram lixiviados no medicamento embalado. Podem advir de um sistema de embalagem / dosagem, de componentes de embalagem ou material de embalagem em condições normais de armazenamento e uso ou durante aceleração estudos de estabilidade de medicamentos. Eles não estão relacionados nem ao próprio medicamento, nem a seu veículo e seus ingredientes.
- Dez razões pelas quais estudos de extração controlada são necessários:
- Avaliar a segurança dos materiais de embalagem;
- Para prever o pior caso de lixiviáveis no fim do prazo de validade do medicamento;
- Para qualificar materiais de embalagem;
- Para obter um perfil abrangente de extraíveis;
- O teste compendial por si só não fornece dados completos;
- Para fazer uma seleção informada de materiais;
- Atender às expectativas regulatórias;
- Para controlar lixiviáveis;
- Controlar materiais de lote para lote;
- Para correlacionar dados extraíveis com lixiviáveis.
- Estudos de Lixiviáveis podem ser usados para:
Facilitar e agilizar o desenvolvimento de produtos farmacêuticos seguros e eficazes;
Estabelecer o pior perfil de lixiviados em medicamentos, de maneira a facilitar o desenvolvimento de especificações e critérios de aceitação de lixiviados em medicamentos;
Identificar tendências nos níveis de acúmulo de lixiviados ao longo da vida útil de um determinado medicamento;
Facilitar processos de controle de alterações para sistemas de embalagem / dosagem de medicamentos (conforme apropriado), componentes de embalagem, materiais de construção, constituintes da formulação e outros;
Facilitar investigações sobre a(s) origem(s) de lixiviados identificados em medicamentos em caso de resultados fora da especificação (OOS) de um medicamento comercializado.
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Clique aqui para conhecer o curso online de Extraíveis e Lixiviáveis da USP Education.
Leia mais: Outras edições das Alíquotas de Conhecimento da USP
Errata: Informamos aos usuários que assinam a Newsletter “USP Brazil” que o assunto do e-mail enviado em 22/Abr/2020 as 17:03 foi corrigido para “A importância da qualidade das embalagens para medicamentos“. A alteração foi notificada as 17:32 do mesmo dia.
Sobre a USP
A U.S. Pharmacopeia (USP) é uma organização científica, independente e sem fins lucrativos que desenvolve padrões de qualidade para medicamentos, suplementos alimentares e ingredientes para alimentos em colaboração com os maiores especialistas em saúde e ciência do mundo. Os padrões de qualidade da USP são aplicados nos Estados Unidos pela Food and Drug Administration (FDA) e acreditados em mais de 150 países. Através dos nossos padrões, programas e treinamentos a USP ajuda a aumentar a disponibilidade de medicamentos, suplementos e alimentos de qualidade para bilhões de pessoas em todo o mundo.